Principais tendĂȘncias para o e-commerce
- Lucas Duarte
- 26 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de jun. de 2022
Como o meio de e-commerce Ă© praticamente 100% ligado ao de tecnologia e ainda em desenvolvimento, Ă© normal que o mesmo sempre esteja acompanhando vĂĄrias tendĂȘncias, dessa forma, levantei 6 tendĂȘncias tecnologias/processos que precisamos acompanhar para logo* adaptar nas operaçÔes aqui no Brasil.
*Existe diferença entre aposta e tendĂȘncia, as que levantei nesse artigo, alguns grandes players, principalmente fora do Brasil, jĂĄ utilizam nas suas operaçÔes, ou seja, jĂĄ foram validadas. EntĂŁo Ă© questĂŁo de tempo para estarem acessĂveis ao pequeno lojista, porque esses podem ser diferenciais de crescimento para o seu negĂłcio online.
Integração de canais online e fĂsicos
Falar de omnichannel jĂĄ nĂŁo Ă© novidade, principalmente com o crescimento dos player do varejo fĂsico crescendo sua venda online e usando a sua força de lojas e pontos de vendas como impulsionadores.
Mas acredito que o conceito de integração e omnicanalidade Ă© muito mais que apenas habilitar a opção de retirada em loja, por exemplo, mas da sua marca ter uma presença fĂsica. Ainda existe uma desconfiança do consumidor online, isso Ă© fato, entĂŁo fomentar a sua marca para alĂ©m do online deve ser uma atitude necessĂĄria.
Estou falando para agora vocĂȘ que tem loja online abrir uma loja fĂsica? Se for possĂvel sim hehe, mas alĂ©m disso pensar em açÔes de marketing offline ou ter algum contato fĂsico com o seu cliente, seja na compra ou devolução.
Busque participar de forma ativa do dia-a-dia do seu cliente, nĂŁo ficar contando apenas com anĂșncios patrocinados em ads.
Meios de Pagamento
Dentro de todas as ĂĄreas que envolvem ao e-commerce, a parte de pagamento Ă© minha aposta para ser, junto com logĂstica, a que mais deve ter mudanças para os prĂłximos anos.
Se olharmos poucos anos pra trås, o pix nem existia e o mercado de carteiras digitais ainda não era popularizado, hoje jå fazem parte do nosso dia-a-dia. Com o pix e boleto surgiram as possibilidades de parcelamento, excelente para quem não tem tanto limite de crédito.
Falando em crédito, principalmente com o crescimento das carteiras digitais integradas com os celulares, com vårias possibilidades de cartÔes e jå com crédito liberado, acredito que como próximos passos sejam as carteiras digitais atuando como gateways de pagamento, com um processo de pagamento ågil e dinùmico.
Com sinergia ao meio digital, as criptomoedas também tendem a fazer parte da operação de venda de um e-commerce, vejo potencial principalmente para desburocratizar a questão de pagamento.
Cross border
A grande vantagem da venda por e-commerce Ă© que vocĂȘ tem limites geogrĂĄficos para vender, se comparado a uma operação de loja fĂsica. Pensado dessa forma, nĂŁo teriam motivos para vendermos produtos para todo o Mundo, certo? MĂ©dio.
Entendo que no Brasil existe uma questão de tributação e imposto para importar e exportar um produto, sendo até muito burocråtica. Mas ser um e-commerce que faz operação de cross border, fora do Brasil, jå é uma pråtica muito comum, tanto que em uma pesquisa da Webshoppers n°45 68% dos compradores realizaram compras em sites estrangeiros em 2021. E esse é um dado preocupante, vendo que é um dinheiro que estå sendo movimentado para fora do Brasil.
Live Commerce
Mesmo que praticamente todo o processo de venda em um e-commerce seja âautomĂĄticoâ, por pela praticidade, quando se pensa em clientes, todos gostam de se sentir exclusivos e parte do negĂłcio. A ideia da live commece vejo como uma tendĂȘncia de humanizar a imagem da marca com uma comunicação direta e presente com o seu consumidor.
O conceito de estar ao vivo, oferecendo algo que Ă© apenas naquele momento e interagindo com quem estĂĄ assistindo, Ă© super forte para de conversĂŁo, tanto que segundo pesquisa feita pelo Grupo Bittencourt, a taxa de conversĂŁo da live commerce Ă© de 16%, enquanto a do e-commerce tradicional Ă© de 2%.
Compra por voz (Voice commerce)
Queremos cada vez mais praticidade nas açÔes diårias, sendo assim, muitas vezes pensamos apenas em mandar uma mensagem de voz pelo whatsapp do que escrever um texto ou perguntar para siri ou alexa que horas são e não olhar no relógio. Sendo assim, o que impede alguém de buscar ou fazer um pedido de compra apenas pedindo para o seu assistente de voz?
Dentro todas as tendĂȘncias citadas, eu vejo essa sendo a menos incluĂda no dia-dia de uma operação de e-commerce, tanto que pesquisa realizada pela Uberall, apenas 4% das plataformas de e-commerce oferecem a otimização necessĂĄria para realizar compras por voz. Um dado preocupante, mas tambĂ©m pode ser um diferencial de quem se adaptar.
Como comentado no inĂcio, algumas dessas tendĂȘncias jĂĄ estĂŁo em pontuais operaçÔes no nosso dia, mas ainda vejo muito chĂŁo para percorrer no mercado de e-commerce no Brasil. Acompanhar as mesmas e traçar um plano para pelo menos ter elas no seu projeto serĂĄ um diferencial para quem quer crescer online e fĂsico.