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Qual deve ser o seu objetivo online?

  • Foto do escritor: Lucas Duarte
    Lucas Duarte
  • 6 de jun. de 2022
  • 3 min de leitura

Normalmente quando se inicia um projeto para começar a vender online o principal e único foco é a venda, o que faz total sentido, já que você precisa investir dinheiro para ter resultados, mas para projetos de médio e longo prazo, focar apenas no faturamento pode se tornar um problema.


Mas se não focarmos na venda, como o negócio online se tornará rentável?


Dificilmente em e-commerce conseguimos fugir de ações para competir com ofertas, seja de preço, parcelamento, descontos à vista, cupons… Isso principalmente pela facilidade em encontrar ofertas similares às nossas com um simples busca no google, por exemplo.


Então precisamos sempre ter as melhores ofertas para conseguir competir e vender cada vez mais.


Isso mesmo.


Mas quanto tempo conseguimos manter esse tipo de estratégia?


É difícil dizer, até porque depende de quanto investimento você consegue ter para ganhar a escala que deseja.


Mas quando sabemos que chegamos na escala que desejamos?


É aqui que muitos negócios online quebram.


É fato que diariamente, novas empresas estão se aventurando no mundo de vendas online, seja via marketplace ou criando os seus próprios e-commerces. Reforçando essa informação segundo a pesquisa da 7ª edição da pesquisa "Perfil do E-Commerce Brasileiro", parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp. em 2021 foram criadas por dia cerca de 789 novas lojas online no Brasil.


Diariamente tem mais “gente” competindo nos mesmos canais, seja no Google, Facebook, Mercado Livre, Shoppe, entre outros.


O que isso significa? Cada dia os custos ficam mais caros ou aparece alguém com ofertas melhores que as suas.


Então como crescer e ganhar escala nesse mundo “mercenário” online?


Você tem que ter na sua estratégia de escala ganhar e fidelizar clientes.


Mas como fazer isso da melhor forma?


Sempre gosto de imaginar que a venda no e-commerce é um dos processos de maior confiança que existe, isso por que alguém compra de você, normalmente sem nunca ter visto o seu produto, e você manda ele na crença que ele irá receber.


Começar a vender online é fácil, mas crescer não é.


Se você quer "apenas" vender, é só fazer uma conta em um marketplace e ter um produto único ou a melhor oferta lá, em poucos dias você já vende, mas qualquer dia outra empresa pode vir e fazer a mesma coisa que você. Ou qualquer dia o marketplace pode mudar as suas políticas e você ter que deixar de lado a sua oferta porque ela não se tornou mais rentável. E isso acontece bastante.


Mas agora o que faz alguém comprar algo mesmo sendo mais caro?


A sua força e confiança de Marca.


Esse conceito não se aplica apenas a operações online, e sim para todo o contexto do varejo.


Quando pensamos em criar uma base de clientes, não é apenas pensar em cpf, e-mails cadastrados ou dos seus seguidores nas redes sociais. Se você não tiver nenhum tipo de posicionamento ou relacionamento, eles serão apenas métricas de luxo.


Basicamente seus clientes precisam se tornar defensores da marca, eles precisam se tornar seus fãs. Esse objetivo que poucas marcas alcançam, para chegar nesse status, são anos de posicionamento e orientações bem definidos.


O mínimo hoje é ser transparente e justo com o seu cliente, isso desde a criação ou compra do seu produto, até o processo de entrega e troca. Sempre pensamos que temos que ganhar a confiança.


Hoje brigar por preço qualquer marca pode brigar, mas ter constância e durar, praticamente nenhuma dura. Por isso é importante definir muito bem sua orientação de para onde sua marca quer chegar e o posicionamento de o que você pretende transmitir.


Pense em como a sua marca pode gerar valor para o seu cliente.


E coloque no seu planejamento quando pensar em começar um negócio online, quantos fãs a sua marca quer ter para se tornar rentável?


Esse texto é um resumo do que eu falo no vídeo abaixo com mais informações :)




Quer ter um site ou precisa de ajuda para ganhar escala? Eu posso te ajudar, meu propósito é te ajudar a crescer no Mundo Online, mais informações através do seguinte link:

 
 
 

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