10 Vantagens do E-commerce
- Lucas Duarte
- 23 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Mesmo que o e-commerce, ano após ano, venha fazendo parte do dia-a-dia do consumidor, ainda levanta algumas desconfianças, principalmente se comparado a uma operação de loja física, pensando nisso levantei 10 vantagens de se ter um e-commerce:
Sua loja virtual funciona 24h por dia, 7 dias por semana
Diferente de uma loja física que é limitada normalmente a horários comercias e a dias de semana, no e-commerce a sua loja nunca fecha! Como normalmente todo o processo é realizado pelo cliente, desde a escolha do produto até o pagamento, você precisa apenas estar monitorando o desempenho do seu site e focando em estratégias e melhorias para vender mais.
Facilidade para começar
Para conseguir começar um negócio físico é necessário realizar muitas antecipações de pagamento, sem antes ter validado o seu negócio. Mas para começar um negócio online, inicialmente os custo são bem menores, podendo ser realizado de duas formas: Criando o seu próprio e-commerce (tendo como sede a sua casa) ou começar vendendo em marketplaces (tendo como custos apenas a comissão por uma venda confirmada).
O e-commerce tem menor custo operacional
Ao contrário das lojas físicas, o custo de administrar uma loja virtual é muito menor. Normalmente em uma loja física possuem os seguintes serviços: Aluguel com amplo espaço físico, custos de água, luz, vendedores, entre outros.
Já os principais custos operacionais para começar um e-commerce normalmente são: plataforma (custo baixo e com promoções de desconto para entrada) e o custo de domínio.
Sobre as taxas de pagamento e investimentos de marketing, são custos que terão que ser realizados para ambas as operações, principalmente para escala de negócio.
Sem limites geográficos
Indiferente da sua localização de despacho, você consegue enviar o seu produto para todo Brasil. Pensando em possibilidades de alcance o seu negócio pode escalar sobre a sua localização, hoje apenas no país temos um potencial de 200 milhões de habitantes.
Várias opções de pagamento para o consumidor
Visto como umas das principais praticidades e também como uma forma de democratizar a decisão de compra do cliente, são muitas opções de pagamento, como: Cartão de crédito e débito, boleto, pix, vales compras, entre outros.
Com integrações diretas, praticamente todas as bandeiras já podem ser usadas em pagamentos de cartão, como também soluções de parcelamento de pix e boleto de forma segura.
É possível integrar seu e-commerce com outros canais
Uma grande vantagem de ter um e-commerce, é que você não precisa se limitar a ter apenas o seu site, podendo de forma simples, integrar os seus produtos em outros canais de vendas, como os marketplace.
Dessa forma você pode estar se apoiando nos grandes players sem nenhum custo inicial e apenas pagando uma comissão em caso de venda concretizada.
Avaliações e opiniões
Assim que você começa a vender online é normal que os clientes gostem e avaliem a sua loja e os seus produtos. E isso deve ser visto como uma grande vantagem, visto que ver a avaliação de outro cliente é um ponto muito forte quanto à prova social.
Então ter essa opção clara e transparente pode refletir muito para a conversão no seu e-commerce.
Informações sobre os produtos
Em uma loja física você não tem como ter muitos espaços para colocar informações sobre os seus produtos, principalmente se o seu mix for grande, e até você deve depender de vendedores que tenham que ter na ponta da língua as informações de cada produto.
Mas no e-commerce, você não precisa se limitar, você consegue colocar todas as informações do seu produtos, colocar imagens, vídeos, reviews, o que for. Quanto mais informações até melhor para não ter nenhuma dúvida do seu produto.
Muitas métricas
Como tudo pode ser trackeado no online, é consequência que seja gerada muitas informações e dados, saber como usar essas informações é um grande diferencial, principalmente que é possível usar boa parte das informações em tempo real, ou seja, você pode executar uma estratégia hoje e saber no mesmo dia o seu desempenho.
Praticidade / conforto para o cliente
Com toda a correria do dia-a-dia, normalmente falta tempo para algumas ações e você deve fazer escolhas, com essa dor o e-commerce vem muito para pensar em praticidade no nosso dia, porque ir até o mercado se você pode comprar pelo app? Porque ir até uma loja física comprar uma geladeira se você tem as medidas e pode comprar pelo site? Porque ir até uma loja provar uma roupa se você pode usar o provador virtual?
É claro que o online ainda não consegue transparecer toda a experiência de um ambiente físico, mas pouco a pouco ele vem crescendo e se adaptando, ainda se tem muito chão para percorrer, mas uma coisa é certa, se você ainda não está no online, você já está ficando pra trás.
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