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Principais Métricas para E-commerce

  • Foto do escritor: Lucas Duarte
    Lucas Duarte
  • 19 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Seria óbvio falar que a venda/faturamento, são as principais métricas de desempenho, porque se não está vendendo algo deve estar errado, mas vamos pensar que a ambos são a última consequência e que tem métricas que devemos estar acompanhando para validar algumas tomadas de ação antes de sim, para ou cair as vendas.


Principais métricas para estar acompanhando diariamente, e se possível a cada hora, são:


Sessões, ticket médio e taxa de conversão.


Sessões


São os acessos que o seu e-commerce está recebendo de alguma de uma mídia.


Acompanhar as sessões do seu e-commerce a todo momento é crucial para validar o desempenho das suas mídias. E como precisamos delas para atrair os potenciais clientes, se você não estiver acompanhando as suas sessões, em algum determinado momento pode acontecer alguma instabilidade em algumas mídias (E ocorre bastante), pessoas podem para de ver os anúncios, consequentemente as suas sessões caem, assim, é menos gente para comprar dentro do seu e-commerce.


Ticket médio


É a métrica de desempenho que fornece o valor médio das vendas por cliente, ou seja, o quanto os seus clientes estão pagando no seu e-commerce.


Ela é principal é relacionada ao produto que você vende. Produto de alto valor agregado, o ticket será maior, produto mais popular e de giro rápido, será menor.


Com o ticket médio você também consegue, acompanhar o seu estoque, isso porque ele pode subir por causa de uma reposição de produto, ou cair pelo fato de algum produto ter acabado no seu estoque.


Seu objetivo sempre será fazer ele ser maior. Isso porque com pedidos maiores os seus custos de venda (Aquisição de cliente, mídia paga, entre outros…) tendem a ser melhor aproveitados.


Pensar em ações relacionadas às suas condições de compra serão cruciais para aumento do ticket médio: frete grátis acima de um valor mínimo, opções de parcelamento maiores ou opções de compras em conjuntos/kits/combos.


Taxa de conversão


Sendo o principal indicador de desempenho ela será o termômetro para validar se o que você está fazendo com e no seu e-commerce está correto.


A taxa de conversão é a porcentagem de usuários que acessam o seu site e efetuam uma compra.


Se o público vindo das suas mídias e que está indo até o seu e-commerce tem sinergia com o seu produto.


Se as suas condições de compra estão adequadas, como opções de pagamento, parcelamento e frete.


Se o e-commerce está com uma usabilidade objetiva, o ideal é que o cliente não se sinta perdido no seu e-commerce.


Além dessas, possuem varias outras métricas para se estar acompanhando em e-commerce, mas precisamos ser práticos e focar em crescer o negócio online, por isso essas são métricas imprescindíveis que você tem que ter na ponta da língua e sempre estar de olho, elas serão nortes para relatórios mais detalhados em vias de necessidade.




 
 
 

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